25 Jun 24
28 horas
PIEP, Guimarães

Materiais poliméricos, extrusão e composição de polímeros

Data

Início

25 Jun 24

Fim

03 Jul 24

Destinatários

Responsáveis, quadros médios e superiores de empresas que visam aprimorar os seus conhecimentos no domínio dos materiais poliméricos, extrusão e composição de polímeros.

Objetivos Gerais

Fornecer uma base sólida e atualizada de conhecimentos sobre composição e extrusão de polímeros termoplásticos. Os principais tópicos incluem conceitos fundamentais sobre estrutura, propriedades e processabilidade de polímeros, extrusoras de parafuso (monofuso e duplo-fuso co- e contra-rotativo) e linhas de extrusão e composição. Serão também apresentados os principais aditivos incorporados em matrizes poliméricas. Os formandos terão também oportunidade de consolidar os seus conhecimentos, através de uma sessão de demonstração prática com recurso a uma extrusora duplo-fuso co-rotativa.

Objetivos Específicos

  • Conhecer os principais materiais poliméricos e suas propriedades;
  • Entender a constituição de uma linha de extrusão e a plasticização de polímeros em extrusoras;
  • Identificar os principais parâmetros da extrusão e compreender o seu efeito nas características dos produtos ou compostos, bem como conhecer os principais aditivos.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1

Introdução aos materiais poliméricos termoplásticos

4 horas

Módulo 2

Introdução ao processamento por extrusão

7 horas

Módulo 3

Introdução à composição

7 horas

Módulo 4

Plasticização em extrusoras

7 horas

Módulo 5

Demonstração laboratorial

3 horas

Data, hora e duração de cada sessão

Sessão 1

Módulo 1

25 Jun 24

09h30 - 13h30

Sessão 2

Módulo 2.1

25 Jun 24

14h30 - 17h30

Sessão 3

Módulo 2.2

26 Jun 24

09h30 - 13h30

Sessão 4

Módulo 3.1

26 Jun 24

14h30 - 17h30

Sessão 5

Módulo 3.2

02 Jul 24

09h30 - 13h30

Sessão 6

Módulo 4.1

02 Jul 24

14h30 - 17h30

Sessão 7

Módulo 4.2

03 Jul 24

09h30 - 13h30

Sessão 8

Módulo 5

03 Jul 24

14h30 - 17h30

Custo por Formando

Não Associado

700€

Associado

15% Desconto

Nº Formandos

Mínimo

8

Máximo

15

Formadores

Maria da Conceição Paiva

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e membro do Instituto de Polímeros e Compósitos. Foi Visiting Assistant Professor no Center for Advanced Engineering Fibers and Films, Clemson University, SC, EUA, entre 2000 e 2003. Desenvolve investigação nas áreas de estudos de superfícies e interfaces, preparação de compósitos e nanocompósitos funcionais de matriz polimérica, e aspetos ambientais dos plásticos. Participou em quarenta projetos de investigação dos quais coordenou seis. Publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais com revisão por pares assim como capítulos de livros, duas patentes mundiais e uma nacional. É avaliadora para agências de financiamento na Europa e nacionais. Tem colaborado com empresas e com centros de investigação, incluindo o Leibniz Institute for Polymer Research, Dresden, Alemanha, The University of Manchester, School of Materials and National Graphene Institute, no Reino Unido, e a École Nationale d’Ingenieurs from Tunis, Tunísia.

José António Covas

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, que integra desde 1979. A sua investigação centra-se na extrusão de polímeros (monitorização e otimização), composição (preparação de compósitos e nanocompósitos, modificação e mistura de polímeros) e manufatura aditiva. Entre 2009 e 2015 coordenou o European Master in Engineering Rheology, EURHEO. É Editor-in-Chief do International Polymer Processing journal, Associated Editor da revista Polímeros, e membro do painel editorial de outras 8 revistas científicas. É avaliador para diversas agências de financiamento na Europa e Canadá. Publicou mais de 230 artigos em revistas científicas internacionais com revisão pelos pares e capítulos de livros, 1 livro, co-editou 5 livros e tem 12 patentes (uma das quais medalha de ouro na 47th International Exhibition of Inventions, Geneve, 2019). Colabora regularmente com empresas nacionais e europeias no setor dos polímeros, e com a ESA e o CERN. É membro do Conselho de Administração do PIEP, do qual foi o primeiro director geral.

Renato Reis

Licenciado em Química, Ramo de Controlo de Qualidade de Matérias Plásticas pela Universidade do Minho em 2004 com Especialização em Processamento e Caracterização de Materiais pela Universidade do Minho em 2007. É responsável pela área de Extrusão, Composição e Materiais Avançados do PIEP, onde apresenta experiência na coordenação, gestão, suporte técnico e desenvolvimento de projetos de investigação, inovação e transferência de tecnologia em colaboração com a indústria. As principais áreas de investigação científica são a extrusão, extrusão reativa e composição/funcionalização de termoplásticos para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e inteligentes.

Sónia Miranda

Mestre em Engenharia de Polímeros, em 2018 pela Universidade do Minho, tem desde 2019 desenvolvido no PIEP projetos de investigação e desenvolvimento em colaboração com a indústria na área do desenvolvimento de novas formulações de materiais pelo processo de composição por extrusão, nomeadamente no desenvolvimento de novos materiais de base termoplástica, desde os polímeros de origem natural até aos polímeros de alta performance, através de tecnologias de composição por extrusão e extrusão reativa, com incorporação de aditivos líquidos, partículas, pós, fibras naturais, sintéticas e nanomateriais.

Para fazer a sua inscrição preencha o seguinte formulário